domingo, 20 de março de 2011

Cromodacriorreia ou Lágrima Marrom


Eu mesma tive/tenho esse problema com a Lili, com o lacrimejamento a região ficava com um odor bastante desagradável, mas a coloração não mudou (ainda bem), eu limpava a região abaixo dos olhos com um paninho úmido (o que é errado, como vemos no texto abaixo, deve se manter essa região bem seca) porque achava que ficava suja aquela área, não tinha conhecimento da Cromodacriorreia que é comum em raças braquicefálicas como o Shih Tzu, foi pesquisando na Internet que achei o artigo abaixo que me ajudou bastante, nele há a explicação de porquê isso ocorre e dicas de manutenção e o melhor que não exigem gasto nenhum. Seguindo essas dicas consegui conter bastante esse problema e quase não tenho mais aquele importuno mau cheiro na carinha da minha Shih Tzu, em casos de escurecimento dos pêlos ao redor do focinho e/ou abaixo dos olhos, há tratamentos com produtos específicos para clarear a região afetada.Uma alimentação de qualidade também auxilia no controle do problema.

Região úmida típica deste problema


Pêlo manchado devido à Cromodacriorreia


Texto:

Por Jorge da Silva Pereira (médico veterinário especializado em Oftalmologia).

A via lacrimal inicia-se na região ocular e desemboca na cavidade no nariz e, em algumas raças, na boca. Na região ocular existem 2 entradas para a lágrima, chamadas de pontos lacrimais inferior e superior, localizadas na junção da mucosa com a pele das pálpebras inferiores e superiores, no canto interno do olho. Elas se unem internamente, formando o ducto nasolacrimal para, então, desembocar na narina e na boca.
A lágrima drenada por fora da via lacrimal natural, pela superfície da pele, causa umidade na região abaixo dos olhos, facilitando a proliferação de bactérias não patógenas, porém capazes de produzir secreção fétida de coloração escura.
Ao contrário do que dizem, a lágrima não é ácida, tem pH neutro adequado para sua localização ocular. Porém, um de seus componentes é a lactoferrina que, quando acumulada, pode levar a uma coloração escura.
Para a maioria dos casos existe correção cirúrgica definitiva. Em outros casos, ou quando se opta por não realizar a cirurgia, existem algumas dicas de manutenção:
• evitar lavar diariamente a região;
• manter a região bem seca com gaze, paninho limpo ou lenço de papel;
• massagear o canto dos olhos diariamente para evitar entupimento na ponta lacrimal;
• aplicar pó de maisena na região abaixo dos olhos para conter a umidade
• manter o pêlo dessa região bem aparado.

Fonte (texto na íntegra): Pequenos cães

4 comentários:

Unknown disse...

Lágrima ácida, nunca mais. Adeus, manchas de lágrimas!
Agora temos produto no Brasil com a mesma formulação do importado: Olhos de Anjos.
Formulado especialmente para cães de pequeno porte.
https://www.facebook.com/Olhos-de-Anjos-218606344836955/
Estamos cadastrando revendedores.

Anônimo disse...

Olá o meu pequenino está com a área dos olhos ficam do marrom o q eu faço??

Anônimo disse...

O meu Shitzu está com mal cheiro nos olhos o que faço

luciana disse...

O meu Shitzu está com mal cheiro nos olhos o que faço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...