quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicas de banho em casa



Bom pra começar, devo dizer que essas dicas são direcionadas à pais de Shih Tzu's e cães similares de primeira viagem e baseadas no modo como dou banho, são por experiência própria que adquiri  através de pesquisas e observação (além de botando a mão na massa, claro). Parte do grooming é cortar as unhas, veja abaixo a linha do corte.

Dando Banho

1.Antes de tudo, os nós (se tiver) devem ser desfeitos, porque depois com o pêlo molhado é bem mais dificil, além do nó atrapalhar a posterior secagem.Eu dou banho no box  do banheiro, uso o chuveirinho e tiro a tampa dele ficando assim como uma magueirinha, nunca coloque o cachorro embaixo do chuveiro, use água morna e nunca fria, para que ele não se resfrie e a água quente machuca a sensível pele deles.
  
2.Coloque algodão nos ouvidos para evitar entrar água.Dizem que parafinado é melhor, pois o algodão comum acaba sendo um condutor de água para o canal auditivo.

3.Começe molhando o corpinho todo, aplique o xampu canino (de preferência neutro) e massageie no sentido do pêlo, ou seja, da raiz até as pontas para que o pêlo não embole e depois enxague bem.

4.Agora passe xampu em cada uma das patinhas e lave bem, pois geralmente é a parte que fica mais sujinha e depois enxague bem.

5.Não esqueça das partes íntimas, devem ser bem lavadinhas também, tomando cuidado para não machucar. 

6.Agora repita os passos 3 e 4, para ficar bem limpinho.

7.Corpinho lavado agora é vez de lavar a cabeça, muito cuidado com os olhos, a parte do focinho é a que eles mais odeiam então muita calma nessa hora.Cuidado ao passar xampu perto dos olhos e na hora de enxaguar, não precisa repetir esse processo, uma vez já tá de bom tamanho.Quando for molhar as orelhinhas também tampe o ouvido, mesmo que o cão esteja usando algodão e jogue a água de cima para baixo. 

8.Você pode e deve passar condicionador canino diluído ou não em água no corpo e não esqueça de enxagüar bem, não deixe nenhum resquício.Aplique o condicionador sobre a pelagem e não diretamente na pele do animal.

9.Pronto, agora o enrole em uma toalha e tire o excesso, mas cuidado para o pêlo não embolar.

Secando a pelagem

1.Caso não tenha o secador profissional (aquele de Pet Shop) em casa, use um secador profissional humano com regulagem de temperatura, com um secador comum levará uma eternidade.Use também um suporte para colocar esse secador senão será muito dificil secar, você precisará das duas mãos livres, acredite.Você também precisará de uma rasqueadeira ou escova de pinos sem bolinhas nas pontas.Coloque-o em uma mesinha firme coberta por um paninho ou em qualquer outra superfície plana.É bom proteger os ouvidinhos deles com algodão também nessa etapa, por causa do barulho do secador.

2.Primeiro, deixe o secador no morno e prenda o topete para não irritar os olhos.Começe por um lado do corpo do pescoço até o rabo, mas deixe as patinhas pra depois.Não deixe o secador muito próximo a pele.Vá penteando e abrindo o pêlo com a rasqueadeira levemente.Depois seque o outro lado e também o peito.

3.Corpo seco, agora é a vez das patinhas, seque uma de cada vez, paciência porque eles não gostam muito dessa parte.

4.Agora sim o corpinho tá completamente sequinho, mas aí vem a parte mais incômoda, a cabeça. Bom, seque primeiro as orelhas, depois o topete e por fim o bigode, mantenha o secador sempre bem longe dos olhos e na temperatura fria quando for secar a carinha, o calor do secador é um perigo eminente aos olhos e cuidado ao pentear perto dos olhos.

5.Prenda o topete com um laço, enfeite como desejar, mas não deixe o laço repuxando os olhos.

6.Eu aconselho a não usar perfume!

7.Certifique-se que secou muito bem a pelagem da raiz as pontas, uma secagem mal feita pode acarretar em problemas de pele decorrentes de fungos.A mesma deve estar sequíssima e não úmida, não deixe um fiozinho sequer molhado.



4 comentários:

Aline disse...

Mto boas essas dicas e parabens pelo teu blog

Gisele Moraes disse...

Que bom que gostou, obrigada!

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog, eu tenho uma shih tzu a Pink, e vou começar a usar as suas dicas porque realmente são muito boas. Tenho uma dúvida: porque você não recomenda usar perfume?
Obrigada
Abraços..

Gisele Moraes disse...

Obrigada viu! Fico contente que tenha gostado e que as dicas irão te auxiliar!
Eu não recomendo e não uso por 2 motivos: os cães por terem o olfato super sensível se incomodam bastante com o cheiro do perfume e tb por a raça ser suscetível à alergias e perfumes podem causá-las.

Abraços,
Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...